domingo, 26 de julho de 2009

ANDON - Gestão à Vista

Foto 01: Sinalizador Andon



O Andon, é uma das ferramentas utilizadas pelo Lean Manufacturing, é uma forma de gestão à vista das ocorrências e resultados do local de trabalho, apresentando nas formas de quadros, sinalizadores sonoros ou visuais (foto 01).
Esta sistemática é muito utilizada nas linhas de produção, no qual o operador tem a possibilidade de parar a linha, através de algum dispositivo ,como por exemplo: a utilização de uma corda para parar a linha. O operador solicita, a ajuda de técnicos, engenheiros e demais profissionais para resolução de um determinado problema.




Na figura 01, apresentamos um Andon, o operador utiliza de um sistema informatizado do computador da linha de produção, solicitando ajuda ou informando as necessidades de materiais ou da ocorrência de setup. Na área produtiva, foi instalado um sistema de som no qual um sintetizador de voz anuncia qual a linha de produção que está parada e o motivo da ocorrência.
Neste mesmo sistema, foram adicionados os apontamentos horários de produtividade, informando em uma tela de LCD as informações da linha. Através desta atividade de Andon, foi possível reduzir os movimentos do operador e principalmente melhorar a gestão do setor.
Figura 01: Conceito Andon - Sinalizando uma necessidade de ajuda

Construção de uma cultura de parar e resolver os problemas para obter a qualidade desejada no primeiro instante.

Foto 02: Tear Toyoda

A Toyota, utiliza de várias metodologias modernas para garantir a qualidade de seus produtos, sempre ganhando destaque mundial. Mas o que diferencia a empresa remonta de seu fundador, Toyoda, vendo sua avó trabalhar como "escrava" em um tear manual (foto 02), machucando seus dedos. Mais tarde, Toyoda inventou um tear elétrico e em sua essência, resolveu um grande problema com sua criação. O problema era que, se um único fio partisse, todo o material tecido depois disso seria desperdiçado até que alguém percebesse o problema e reinstalasse o tear.
A solução era agregar ao tear a capacidade humana de detectar o problema e parar de funcionar. Para alertar o operador de que o tear precisava de assistência, Toyoda desenvolveu um sistema Andon, que sinalizava essa necessidade. Esta invenção tornou-se um dos pilares do sistema Toyota de produção o jidoka (máquinas com inteligência humana). É a base para a filosofia Toyota de adicionar qualidade. Quando ocorre um problema, não vá simplesmente adiante, com a intenção de solucioná-lo depois. Pare e resolva o problema agora, procedimento exemplificado na figura 2. A produtividade pode ser afetada no momento mas, a longo prazo aumentará à medida que os problemas forem encontrados e as contramedidas forem adotadas.


Figura 02: Feed Back Systems: Sistemática Andon de parar a linha, comunicar e consertar








Fonte: Jeffrey K .Liker e David Meier


* Estou disponibilizando uma apresentação em ppt sobre o tema Visual Management, solicite através do mail: eder.benevidesfreitas@gmail.com


4 comentários:

  1. Boa tarde amigo Eder, estou enfrentando mais desáfio de minha vida, comecei meu Curso Superior de Engenharia de Produção com ênfase em Elétrica pela fucapi, e infelismente não tive um ensino médio regular, tive que fazer um supletivo e por esse motivo estou pedindo toda ajuda possível, com livros e outras coisas que me sejam necessário, sei que você é uma pessoa muito ocupada, mais se for possível contar com qualquer ajuda sua, serei infinitamente grato eu minha família.

    Um forte e fraterno abraço.

    Antônio Maués.

    ResponderExcluir
  2. SINALIZADORES ANDON.
    PRODUZIMOS DIVERSOS SINALIZADORES PARA A FÁBRICA DA MERCEDES BENZ EM JUIZ DE FORA.
    HAVENDO INTERESSE CONTATO:
    DILLON -------------- dillontechgm@gmail.com

    ResponderExcluir